Sarna Demodécica
- ortoderm vet
- 3 de jun.
- 1 min de leitura

O que é sarna demodécica?
A Demodicidose Canina é uma dermatopatia parasitária inflamatória, caracterizada pela superpopulação de ácaros comensais denominados Demodex Canis. Acometendo principalmente animais jovens, com menos de um ano de idade e com menor frequência animais idosos (Scott, et al.1996; Paradis, 2000, Chhabra, 2004).
A sarna demodécica é mais frequente em que raças?
A doença é mais frequente em cães de raça de pêlo curto como Basset Hound, Beagle, Boston Terrier, Boxer, Bulldog Inglês, Dachshund entre outras e ocorre regularmente em animais de pelagem longa como pastores alemão, Cocker Spaniel, Collie, Maltês, Shih-Tzu e Ihasa Apso (Scott, et al.1996; Delayte, 2002).
É transmitida aos filhotes nas primeiras horas de vida extra-uterina, a partir da pele das fêmeas, portadoras sãs, portadoras-convalescentes ou doentes, durante o aleitamento e o parto por cesariana.
Quais os sintomas da sarna demodécica?
A Demodicidose se caracteriza por lesões alopécicas, hiperpigmentadas e/ou eritematosas, descamativas, crostas hemorrágicas e/ou melicéricas, pápulas, pústulas e comedos. o edema, também pode ser observado nos casos mais graves, assim como lesões exulceradas podendo ter piodemite secundaria por proliferação do Staphylococcus Intermedius.
Como é realizado o diagnóstico?
O diagnóstico é realizado pelo exame parasitológico de raspado cutâneo (EPRC), sendo de fácil execução, simples e de baixo custo.
Se seu pet apresenta algum desses sintomas e você desconfia que ele possa ter sarna demodécica ou outra doença dermatológica, procure um médico veterinário de sua confiança.
Comments